Pages

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Risoto de Shiitake

Por Cristiano Persona
Para Waleska Masutti
* leia o post acima antes desse.


INGREDIENTES
Arroz para risoto (Eu não sei a quantidade. Utilize meia caixinha de arroz para risoto italiano)
½ cebola média bem picada
1 xícara de vinho branco verde
1 litro de caldo de legumes
250g de cogumelos shiitake
200g de queijo brie
parmesão a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite extra virgem
1 colher de sopa de manteiga


MODO DE PREPARO
Todos os risotos têm um modo de preparo básico. Use uma panela de fundo grosso. Não lave o arroz de risoto. Em todos os casos (ou quase todos!) você deve picar bem a cebola e fritá-las em azeite extra virgem até que murchem, mas sem dourarem. Quando já murchas, junte o arroz especial para risoto e mexa rapidamente com as cebolas, durante aproximadamente 1 minuto. Junte a xícara de vinho verde. Nunca use vinho doce.

Mantenha ao lado da panela uma caneca de 1 litro cheia de água com dois tabletes de caldo de legumes dissolvidos. Mexa o arroz sem parar com uma colher de pau. Vá adicionando o caldo de legumes concha por concha. Adicione uma concha, mexa até evaporar e na seqüência adicione outra. Assim por adiante até acabar o litro de caldo de legumes.

Quando o caldo de legumes estiver quase no fim o risoto deve estar quase pronto. Isso quer dizer que na panela deve ter um arroz ao dente, cremoso, porém não muito duro. Se ainda não estiver assim acrescente mais algumas conchas de água. Uma a uma até atingir o ponto correto.

Até aqui tudo igual para todos os risotos. Vamos aos shiitakes. Não lave os cogumelos, apenas escove para tirar a sujeira. Corte em tiras e passe rapidamente em uma frigideira com um dente de alho em lâminas e azeite. Junte os shiitakes ao risoto. Mexa por alguns instantes. Acrescente o brie cortado em pequenos cubos. Junte um punhado de parmesão e mexa por mais alguns instantes até o queijo derreter. Desligue o fogo e acrescente a manteiga. Mexa mais alguns instantes. Pronto!

Quando quiser variar, experimente trocar o shiitake por outras delícias como tomates secos, presunto de Parma, etc. O resultado é quase sempre espetacular!

0 comentários: