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segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Being more David!


Chegou a hora de ser um pouco mais David. Pra quem não conhece, David Ogilvy foi o fundador de uma das mais importantes e influentes agências de propaganda do mundo, a Ogilvy&Mather. Fez história com campanhas inesquecíveis que influenciaram o dia a dia de toda a sociedade onde eram veiculadas.

Ainda hoje, 10 anos após sua morte, a Ogilvy é sinônimo de criatividade, ousadia e boa comunicação. Por ocasião desses 10 anos sem David, todo o site da agência, assim como os prédios onde ela está instalada, estão com uma campanha que provoca a todos para serem “more David”. Ser “more David” é ser mais ousado, mais criativo, ter mais atitude.

Em recente bate papo com um dos diretores de mídia da agência, essa cobrança por atitude foi muito comentada. É extremamente difícil encontrarmos profissionais com atitude nos dias de hoje. Com a facilidade e o acesso ao ensino, muita gente tem cursos, workshops, palestras, pós graduações, etc. Muito conhecimento. Pouca atitude. Pouca ousadia.

Vamos voltar ao David. Em 1948, fundou em Nova Iorque a agência de publicidade Ogilvy, Benson & Mather, com o suporte financeiro da agência londrina Mather & Crowther. Trinta e três anos depois, enviou o seguinte memorando a um dos seus sócios:

“Alguma agência irá contratar este homem? Ele tem 38 anos, está desempregado. Foi expulso do colégio. Foi cozinheiro, vendedor, diplomata e fazendeiro. Não sabe nada de marketing e nunca sequer escreveu um texto de publicidade. Diz estar interessado em iniciar a carreira de publicitário (aos 38 anos!) e está pronto para trabalhar por US$ 5.000 por ano. Duvido que alguma agência americana o contrate. Contudo, uma agência de Londres acabou realmente por contratá-lo. Três anos depois, tornou-se no mais famoso redator publicitário do mundo e, neste momento, possui a 10ª maior agência de publicidade a nível mundial. Moral da história: algumas vezes, esta é a recompensa por uma agência ser tão criativa e não ortodoxa ao contratar pessoas. D.O.”

Claro que ele estava se referindo a ele próprio no memorando. Uma questão de atitude. Também foi uma questão de atitude o que me motivou a escrever esse post. Só que minha. Chegou a hora de ser “more David”. De mostrar a cara. De encarar novos desafios.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mas quem será Lilian?

O Jornal Nacional da TV Globo está completando 40 anos. Já vínhamos observando homenagens diárias às afiliadas da TV ao longo do ano, mas para essa semana o JN preparou uma sequencia de reportagens especiais lembrando os 40 anos de história sob a ótica de diferentes temas: esportes, tecnologia, ciências, etc.

A história de um telejornal tão importante quanto o JN confunde-se com a história do povo brasileiro. Quem não se emocionou na segunda-feira revendo as maiores conquistas brasileiras no esporte? Senna, Guga, Scheidt, as meninas e os meninos do vôlei, a seleção de futebol, Daiane dos Santos. Todos esses e muitos outros estavam lá em imagens inesquecíveis.

Na terça-feira, ao lembrar dos 40 anos sob a ótica da tecnologia, Limeira estava presente. Em meio as lembranças dos avanços tecnológicos mais importante dos últimos 40 anos, como a chegada do álcool as bombas de combustível, a telefonia móvel, a jornada do astronauta brasileiro ao espaço, a chegada do homem a lua, a entrada dos computadores no dia a dia da população, nossa cidade foi lembrada.

Quem não viu a matéria, deve estar pensando qual foi o feito que nos colocou em reportagem especial tão importante. Terá sido uma das nossas indústrias? Seriam as inovações nas plantações de laranjas de outrora? Ou algum avanço importante no ramo de folheados a ouro? Não, nada disso. O que nos transportou para lá foi o celular. Isso mesmo, o celular!

Uma das entrevistadas do programa, que já deve passar dos seus 80 anos, comentou a respeito da grande inovação que faz com que um pequeno aparelho sem fios conecte pessoas tão distantes, assim como ela e sua filha, Lilian, que mora em Limeira. Pronto, nosso minuto de fama na semana comemorativa do JN está gravado na memória do povo brasileiro. Limeira estava lá, ao lado da Lua, no dia da tecnologia!

Temos que agradecer a Lilian que, imagino, não seja limeirense mas acabou vindo para cá por algum motivo. Quem diria que essa vinda colocaria Limeira em horário nobre na Globo, desbancando fatos importantes de nossa história recente. Fatos importantes? Mas quais? Fica aqui a dica para os leitores fazerem um exercício de memória e recordarem dos acontecimentos de nossa cidade que mereceriam estar na semana comemorativa do Jornal Nacional. Quem sabe alguém acerta na mosca e o tema é abordado em uma das últimas reportagens da série. Tomara.