Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Esotérico

Tempo Rei

Andar com fé

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Amor, festa e devoção.

Estive com uma pessoa muito querida semana passada, vocês devem conhecer, que se chama Maria Bethânia. Sim, sim, ela é muito conhecida minha embora para ela eu seja um ilustre desconhecido. De tanto escutar suas músicas e acompanhar seu trabalho, já me sinto amigo íntimo da cantora a ponto de querer lhe dar um “tchauzinho” achando que ela me reconheceria e iria retribuir com um aceno.

Foi a primeira vez que vi a intérprete ao vivo e trouxe um conselho muito especial dela comigo: amor, festa e devoção. Era esse o título de um espetáculo irretocável, com som, iluminação, coreografias, figurino e banda trabalhando juntos com Bethânia de maneira a fazer com que a platéia se sentisse dentro do palco. Amor, festa e devoção. Esse foi o conselho que ela me deu e que agora divido com vocês.

Aconselhado em forma de música, saí dalí convencido de que devemos levar a vida com mais amor, com mais festa e com muito mais devoção. Olhem ao redor e pensem em nosso dia a dia. Fazemos as coisas tão automaticamente que chegamos ao ponto de não lembrar o que fizemos há meia hora! Trabalhamos, fazemos compras, circulamos daqui para lá, trabalhamos, resolvemos problemas, cozinhamos, varremos a casa, trabalhamos e trabalhamos mais um pouco. Tudo sem um mínimo de amor, sem festa e com pouca devoção.

Vamos fazer um exercício para mudar as coisas? Experimente fazer o trabalho com mais amor que ele será menos trabalhoso. Leve a vida com mais festa, promova encontros, rodeie-se de pessoas queridas. Faça festa a dois ou até sozinho. Deixe com que datas importantes sejam marcadas com comemorações. Tire fotos! Com mais amor e mais festa você estará mais dedicado a vida. E o que é a dedicação senão um simples sinônimo de devoção?

Não por coincidência, mas por amor, estive também na semana passada em um show do Gilberto Gil. E a comprovação estava lá. Como se os dois ícones da MPB tivessem conversado e conspirado para que eu saísse dos shows convencido. A mensagem, mais uma vez, estava dada em forma de música. No momento mais alto do show, Gil nos convida a “andar com fé, que a fé não costuma falhar”. Uma nova mensagem de devoção. Um novo convite a fazer as coisas conforme a recomendação da Bethânia.

Pronto, eis o que, em minha opinião, os dois artistas quiseram me aconselhar nos shows e que agora divido com vocês. Minha esperança, com esse conselho, é que cada um leve algo de positivo para sua vida daqui para a frente. Se com ele eu conseguisse chegar até todos os brasileiros, pediria um pouco mais de dedicação no que fazem. Desde o Presidente da República até nós, trabalhadores comuns, temos o dever de vivermos com mais amor, festa e devoção.

* Texto publicado na Página 2 do Jornal de Limeira de 23/4/2010.