Pages

terça-feira, 28 de junho de 2011

Chico Buarque e Caetano Veloso

Poucos conseguem tanto destaque na Veja quanto o Chico Buarque. Um mês antes do lançamento oficial de seu novo CD, ele figura com destaque no site, aparece como a notícia mais lida do dia há dias e ainda saiu na edição impressa. Tudo isso com viés negativo já que o compositor escreveu um verso onde fala das dificuldades em se amar uma “mulher sem orifício”.

De fato alguma razão a revista tem já que o verso soa verdadeiramente estranho. Mas o que importa é o que hoje os internautas chamam de “buzz”, que pode ser traduzido como “repercussão”. As vésperas do lançamento do novo trabalho, estar como a notícia mais comentada do site da terceira maior revista do mundo, só pode ser visto como mais uma grande vitório do Chico. Em pré venda seu disco já vendeu muito além do esperado principalmente em tempos de pirataria onde abestalhados aguardam o lançamento do original para correr para a 25 de março achando que estão fazendo grande negócio.

Outro ponto conquistado pela MPB foi o lançamento em CD e DVD do show que o Caetano Veloso fez com a Maria Gadú. Foram poucas e pontuais apresentações. Confesso que tive a chance de ir em uma delas e não fui por preconceito. Não sei ao certo porque, mas não gostava da Maria Gadú. Esse “não sei ao certo porque” é o indício cabal do preconceito. Eu não conhecia a cantora, havia ouvido muito pouco do seu repertório e simplesmente preferi dizer que não gostava sem ao menos conhecer. Que burrice.

Agora que o show foi lançado e que eu ganhei o DVD quis comprar o CD na sequencia. É maravilhoso. Caetano retoma aqueles sucessos com viés provocativo como “Podres Poderes” e “Vaca Profana” e também passeia por belas pérolas como “Desde que o Samba é Samba” e “Sampa”. Como se não bastasse o repertório e a interpretação dele, a Maria Gadú não deixa nada a desejar. Suas canções são bonitas, ainda que incomparáveis as do Caetano, e sua voz e ritmo são ímpares. É bonito ver os dois trocando versos e se divertindo um com o outro.

Ficam as dicas. Fazia alguma tempo que não falava sobre música aqui mas essa foi uma das motivações iniciais desse blog. Tenho outras coisas bacanas sobre isso para falar mas fica pra depois. Ah, e abaixo estão os vídeos com duas das músicas citadas acima. Boa diversão!

0 comentários: