Pages

domingo, 3 de junho de 2012

Arroz negro com lula

Essa receita é uma delícia! Meu irmão e minha cunhada, respectivamente câmera man e cozinheira do vídeo abaixo, estão se especializando nesses filmes com boas receitas feitas de maneira simples e descontraída.

Fica a dica.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Voltei a cantar

Escrever sempre foi uma das coisas que mais gostei de fazer, principalmente em um lugar como esse que não me restringe em absolutamente nada. Estou livre para escrever aqui, sobre o que eu quiser. Claro que a responsabilidade de escrever na Página 2 me impõe algumas restrições e alguns desafios que faço questão de cumprir.

Hoje em dia pouca gente escreve, porém muitos transcrevem. Redes sociais como o Facebook andam me irritando um pouco, pois se tornaram uma colcha de retalhos costurada de frases transcritas e fotos sentimentais, quase nada autoral. As pessoas lançam mão da facilidade que é uma busca na rede para copiar e colar textos já escritos que sintetizem o que pensam ou sentem. Vocês podem imaginar que já existe gente ganhando dinheiro com isso? Alguns visionários, sabendo dessa nova deficiência do brasileiro que não sabe escrever, estão criando sites inteiros com frases prontas para usos diversos. Funciona mais ou menos assim: você está sentindo alguma coisa que deseja que os outros saibam, vai até um desses sites, lê uma dúzia ou duas de opções, copia e cola em sua página na rede. Pronto! Todos conhecem seus pensamentos sem que você tenha que escrever uma linha sequer.

Se essa realidade estivesse restrita as redes sociais o problema não seria tão grande. Muitos estão levando essa “facilidade” para a sala de aula, para o trabalho, para a vida. Dei aula alguns anos e constatei que muito do que é escrito hoje em trabalhos acadêmicos são releituras e até mesmo cópias de outros trabalhos que já foram escritos outrora. Uma nova realidade de ode a cópia que a sociedade está entendendo como bacana, legal. Como explicar para um jovem que não é legal apenas copiar e colar textos se ele faz isso em sua página na internet e um monte de gente “curte” o que ele fez?

Raciocinando um pouco mais sobre esse assunto, começo a questionar se isso não está diretamente ligado à qualidade do ensino que estamos oferecendo em nossas escolas e faculdades. O Brasil passa por um bom momento econômico o que faz com que muitos tenham acesso ao que antes não tinham. Um curso universitário hoje está ao alcance de uma grande fatia de brasileiros que há alguns anos não sonhavam com isso. Resultado da renda da população que está crescendo e da enxurrada de faculdades que abriram as portas e fizeram com que esse mercado ficasse extremamente competitivo, abaixando os preços das mensalidades. Resta agora saber se esses novos estudantes estão preparados para aproveitar bem um curso superior e se esses novos cursos superiores estão preparados para orientar bem nossos novos estudantes.

Chico Buarque exaltou na abertura da turnê do álbum “Carioca” a felicidade de voltar a cantar, através da musica de Lamartine Babo que nomeia esse texto. Eu volto a escrever com a mesma alegria exaltando a todos aqueles que se esforçam e sabem escrever.

*Publicado em 31/5/12 na Página 2 do Jornal de Limeira.