segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Being more David!
Chegou a hora de ser um pouco mais David. Pra quem não conhece, David Ogilvy foi o fundador de uma das mais importantes e influentes agências de propaganda do mundo, a Ogilvy&Mather. Fez história com campanhas inesquecíveis que influenciaram o dia a dia de toda a sociedade onde eram veiculadas.
Ainda hoje, 10 anos após sua morte, a Ogilvy é sinônimo de criatividade, ousadia e boa comunicação. Por ocasião desses 10 anos sem David, todo o site da agência, assim como os prédios onde ela está instalada, estão com uma campanha que provoca a todos para serem “more David”. Ser “more David” é ser mais ousado, mais criativo, ter mais atitude.
Em recente bate papo com um dos diretores de mídia da agência, essa cobrança por atitude foi muito comentada. É extremamente difícil encontrarmos profissionais com atitude nos dias de hoje. Com a facilidade e o acesso ao ensino, muita gente tem cursos, workshops, palestras, pós graduações, etc. Muito conhecimento. Pouca atitude. Pouca ousadia.
Vamos voltar ao David. Em 1948, fundou em Nova Iorque a agência de publicidade Ogilvy, Benson & Mather, com o suporte financeiro da agência londrina Mather & Crowther. Trinta e três anos depois, enviou o seguinte memorando a um dos seus sócios:
“Alguma agência irá contratar este homem? Ele tem 38 anos, está desempregado. Foi expulso do colégio. Foi cozinheiro, vendedor, diplomata e fazendeiro. Não sabe nada de marketing e nunca sequer escreveu um texto de publicidade. Diz estar interessado em iniciar a carreira de publicitário (aos 38 anos!) e está pronto para trabalhar por US$ 5.000 por ano. Duvido que alguma agência americana o contrate. Contudo, uma agência de Londres acabou realmente por contratá-lo. Três anos depois, tornou-se no mais famoso redator publicitário do mundo e, neste momento, possui a 10ª maior agência de publicidade a nível mundial. Moral da história: algumas vezes, esta é a recompensa por uma agência ser tão criativa e não ortodoxa ao contratar pessoas. D.O.”
Claro que ele estava se referindo a ele próprio no memorando. Uma questão de atitude. Também foi uma questão de atitude o que me motivou a escrever esse post. Só que minha. Chegou a hora de ser “more David”. De mostrar a cara. De encarar novos desafios.
Marcadores:
Publicidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário