Em imagens, da para se ter uma idéia do que Istambul represente!
Estreito de Bósforo, que liga Ocidente a Oriente.
Duas pontes ligam os dois lados do planeta Terra.
Santa Sophia: ex-igreja, ex-mesquita e atual museu.Causos, causas e consequências.
Estreito de Bósforo, que liga Ocidente a Oriente.
Duas pontes ligam os dois lados do planeta Terra.
Santa Sophia: ex-igreja, ex-mesquita e atual museu.
Madona das Rochas é um quadro pintado por Leonardo da Vinci (óleo sobre madeira 199cm X 122cm) e que se encontra exposto no Museu do Louvre, na França. O quadro também recebe citação em O Código Da Vinci, best-seller do autor Dan Brown.
Nas proximidades de Atenas, a principal cidade e capital da Grécia, se estabeleceu uma das civilizações mais desenvolvidas da antiguidade. Recorrendo mais uma vez a memória, lembro rapidamente que a Grécia idealizou o teatro, tinha a cultura de valorizar a sabedoria, foi berço para alguns dos maiores filósofos e pensadores da história da humanidade e palco para, talvez, o maior de todos os espetáculos da Terra: as Olimpíadas. Quem não se lembra da história da heróica corrida na batalha de Maratona que originou a atual prova do atletismo? E de Helena, de Tróia? Do Partenon? Do calcanhar de Aquiles? Dos deuses e deusas que povoam o imaginário de todos até hoje? A Grécia já foi conhecida por seus guerreiros de terra e de mar que dominaram e influenciaram a civilização humana cerca de 4 séculos antes de Cristo. Impossível ser indiferente.
Em Istanbul, capital cultural da Turquia que também já foi conhecida por Constantinopla e Bizantina, estabeleceu-se um dos sistemas de comércio mais avançados da antiguidade. O mundo organizava verdadeiras cruzadas, marítimas ou não, para ter acesso aos seus produtos. Até hoje o mercado de Istanbul, com cerca de 4 mil lojas, é tido como referência mundial. É naquela cidade que uma pessoa pode colocar um pé na Ásia e outro na Europa, claro que figurativamente já que entre os continentes está o estreito de Bósforo. Uma visita a mesquita Azul ou a Sofia, que foi considerada a maior igreja do mundo por 800 anos e hoje abriga um museu, também não deve ser nada má. Que outro lugar no mundo consegue colocar em um mesmo quarteirão cristãos e muçulmanos convivendo sem guerras?
Parece que minha memória anda em dia. Em parte devo agradecer a minha professora de geografia Maria Helena, que em suas insistentes aulas de cartografia obrigava os alunos a desenhavam o mapa de todos os paises do mundo copiados de um Atlas com o auxílio do papel vegetal, e em parte as minhas professoras de história, Dona Elza e Lurdinha, que contavam os principais fatos de cada país ou região com minuciosa riqueza de detalhes.



