Pages

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Holofotes para o Spot

Recebi um comentário do meu tio Marinho sugerindo que eu escrevesse sobre uma lista de restaurantes “hollywoodianos” que o caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, trouxe na semana passada. Eles visitaram alguns restaurantes que serviram como cenário para filmes ao redor do mundo e opinaram sobre eles. A lista, como não poderia deixar de ser, traz uma relação que “passeia” pelo mundo. França, Espanha, Inglaterra, EUA, Brasil. É, nós também estamos por lá! E o restaurante brasileiro escolhido é o Spot, em São Paulo, o preferido do pessoal do teatro da cidade e antigo conhecido meu.

Como gosto de escrever e de cozinhar, achei a sugestão do Mário pertinente. Claro que aceito patrocínio para eu visitar os demais restaurantes e escrever sobre eles, mas para início o Spot já está de bom tamanho.

Fui apresentado a ele por uma amiga de Limeira, que se mudou para São Paulo um ano depois de mim. O restaurante fica na Ministro Rocha Azevedo, a um quarteirão da Paulista para o lado do Centro. A mãe dessa amiga trabalhou no prédio ao lado e apresentou o restaurante para a família toda. Com cardápio contemporâneo, ambiente clean totalmente envidraçado e atendimento informal, o lugar tem seu charme. Mais do que isso, chama a atenção.

Para um caipira do interior que foi para a capital estudar, a primeira visita ao Spot é um acontecimento. Não há como visitar esse restaurante sem esbarrar com algum global. Não sei como está hoje, pois já faz uns dois anos que não passo por lá, mas o lugar de fato atrai artistas e gente do teatro. E esse público atrai os modernos, pessoal da moda e a galera GLS. Não é o tipo do lugar que eu recomendaria para aquele seu parente xucro, apegado a tradições e cheio de preconceitos.

O Spot não tem nada a ver com Salvador na Bahia e ao mesmo tempo tem tudo. Quando visitei Salvador, voltei dizendo que adorei a cidade, principalmente porque se trata de um lugar para pessoas livres de preconceito. Nesse aspecto o Spot se equivale a Salvador.

Tão receptivo quanto o ambiente é o cardápio. Não vou entrar em detalhes pois ele pode ter se alterado nos últimos tempos mas você deve encontrar por lá uma seleção variada, porém enxuta, de pratos contemporâneos. Uns três tipos de carnes, algumas massas, um ou dois pratos com frango, alguns com peixes, algumas entradas interessantes e por aí vai. Se ainda estiverem por lá, peça o atum fresco com penne ao limão ou o filet mignon ao molho Berneise. Deliciosos!

Os preços também não são exagerados, pelo contrário, são até atrativos se comparados a outros lugares de São Paulo. Se bem me recordo um casal deve investir cerca de R$ 100,00 pelo jantar. Claro, a depender da bebida esse preço pode alterar. E muito! De qualquer maneira eu recomendaria o Spot a um amigo. Pra falar a verdade, me está dando uma vontade de passar por lá mais uma vez. Uma boa pedida para o próximo mês, é o novo show da Bethânia no Teatro Abril, seguido por um jantarzinho entre amigos no Spot. Holofotes para Bethânia, holofotes para o Spot.


PS: a matéria completa do Paladar você encontra no link http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,jantares-dignos-de-holywood,3414,0.shtm

0 comentários: