Pages

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

C'est la Vie

Os feriados de aniversário das cidades são intrigantes. Enquanto o resto do mundo trabalha, aquele pequeno núcleo de pessoas passa o dia de papo pro ar, a ver navios, deliciando-se em fazer nada. Hoje é aniversário de São Paulo e a cidade está em festa. Da minha janela está dando para ver um passeio ciclístico leve, descontraído, lento. Uma grande avenida foi interditada por causa dele, mas poucos reclamam, afinal, é feriado.

Fora isso, diversas comemorações foram programadas pela cidade para comemorar seus 457 anos. São Paulo é uma cidade única. Quem pouco conhece, detesta. Quem muito conhece, ama. Talvez o amor a primeira vista não seja uma boa estratégia de conquista para São Paulo. Certamente a cidade não poderia ser comparada, por exemplo, à Luana Piovani. Apaixonante a primeira vista porém complicada com o passar do tempo. Eu não a conheço – a Luana! – mas é essa a imagem que a imprensa passa. Talvez São Paulo fosse mais parecida com uma Maria Bethânia. Difícil de se apaixonar a primeira vista, mas conhecendo um pouco da pessoa e do trabalho é impossível abandoná-la. É, acho que é isso.

Eu já morei em São Paulo há anos e gostava da cidade, já comentei isso aqui. Porém só agora estou apaixonado. Não está em meus planos deixar a cidade tão cedo, a não ser que fosse por uma temporada na Europa. Quem sabe uns meses em Londres ou Paris.

A propósito, li ontem que um dos melhores destinos turísticos para 2011 é justamente Londres. A cidade está quase pronta para os Olimpíadas 2012, com hotéis e restaurantes preparados para a avalanche de turistas. Só que eles ainda não estão por lá, o que deixa a cidade extremamente aprazível. Quem já foi para Londres sabe que trata-se de uma das cidades mais bem cuidadas do mundo. Ruas e avenidas, os taxis, os pontos turísticos, o Hyde Park, o British Museum, tudo lá parece que foi desenhado já pensando em ser a cidade mais bela do mundo. Se ela é a mais bela do mundo é questionável, porém inquestionável é que ela está no top 10.

Claro que não podemos comparar cidades como Londres e Paris a Rio de Janeiro e Sidney, por exemplo. As primeiras são lindas, construídas. As segundas são lindas pelo que são, independente das construções. Mas essa história de Londres, Paris, Rio e Sidney fica pra outra hora. Meu foco agora é São Paulo.

Assim como aconteceu com Londres, São Paulo deve passar nos próximos anos por uma série de melhorias visando a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. Os dois eventos irão trazer um fluxo absurdo de turistas para a cidade. O centro velho, que eu já amo, vai ser completamente restaurado. Pontes estão sendo construídas. Museus, hotéis, restaurantes, estádios, metrô, aeroportos, terminais rodoviários, tudo. Isso mesmo, tudo deve passar por melhorias proporcionando uma ótima fase para se morar em São Paulo.

Alguns que estão lendo esse post hoje, dois dias após a última enchente que matou duas pessoas na cidade, devem estar pensando que eu sou louco. Não, eu não sou. Olhando pela janela, a mesma de onde eu vejo o passeio ciclístico, estou vendo um lindo dia de sol, os prédios da avenida Paulista, a ponte Estaiada, a Cidade Universitária, os shoppings Iguatemi, Eldorado e Vila Lobos, o parque Vila Lobos e mais uma série de cartões postais fantásticos da cidade. O único problema em tudo isso, é que essa janela é a da Editora Abril e em pleno feriado estou aqui, trabalhando.

C'est la Vie.


Foto: a Ponte Estaiada, que em pouco tempo se tornou um símbolo da cidade.

0 comentários: