Pages

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Amigos, amigos. Política à parte.

Um dia depois que a jornalista Nani Camargo publicou na coluna Vai e Vem desse jornal uma nota dizendo que o clima entre o presidente da Câmara dos Vereadores, Eliseu Daniel (PDT), e o vice-presidente, César Cortez (PV), estava pesado, um encontro me chamou a atenção. Ao buscar minha namorada no começo da noite para um passeio, encontrei com os dois, em clima de amizade, papeando em frente a uma empresa de pesquisas. Cheguei a brincar com eles que o encontro daria uma matéria de capa. Os dois se abraçaram e me provocaram lembrando da nota do Vai e Vem.

Pudera. As eleições desse ano talvez sejam uma das mais concorridas em Limeira. Os dois devem chegar a reta final com chances reais de serem eleitos. Em visita ao Jornal de Limeira na mesma semana do encontro, o Dr. César chegou a admitir a possibilidade da cidade eleger dois deputados federais este ano. Estranha colocação para alguém que sabe da dificuldade que temos em eleger ao menos um representante.

Particularmente gostaria de ver Limeira com, pelo menos, um representante na Câmara dos Deputados. Já faz algum tempo que isso não acontece e toda uma geração de limeirenses mal sabe os deveres e responsabilidades que um cargo eletivo como esse confere ao cidadão. É natural que um deputado eleito por toda uma comunidade dispense maior atenção ao local. Seja através de César, Eliseu ou qualquer outro eleito, a cidade poderá contar com uma voz ativa em Brasília.

O encontro com os dois, que talvez travem uma das maiores batalhas por votos em nossa cidade nas próximas eleições, não me surpreendeu. Não é de hoje que entendo que a máxima “Amigos, amigos. Negócios a parte” funciona muito bem entre os políticos. Certa vez li que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) chegou a dividir casa de praia com José Dirceu (PT). Imaginem um churrasco a beira mar em casa dividida por esses dois!

De qualquer maneira César e Eliseu, se de fato estavam se reunindo com o pessoal da empresa de pesquisas, naquele momento tinham o mesmo interesse: conhecer as intenções de voto dos cidadãos limeirenses para as próximas eleições. E se o interesse é o mesmo, para que investir separadamente em duas pesquisas iguais. Juntando forças, eles e os demais que encomendaram a pesquisa, economizam tempo e dinheiro e ainda por cima a tornam mais confiável.

Resta agora saber se, após o resultado da pesquisa, o clima de amizade entre os eternos rivais vai continuar o mesmo. Será?

1 comentários:

Carlos Gomide disse...

Bela observação (como sempre) Cristiano.
Infelizmente, tenho a impressão que não elegeremos nenhum candidato a deputado pela cidade, de novo!
É um absurdo como o ego dos políticos limeirense se sobressassem ao interesse coletivo da cidade. E isso só acontece aqui!