Pages

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cerveja gelada é bom, mas não é tudo.

Aqui na terra que já foi da laranja, da jóia folheada e hoje está mais para terra de ninguém, os ventos continuam a soprar para o lado da politicagem. Hoje – ou ontem! –, mais um pequeno trecho do Anel Viário foi inaugurado sinalizando que o ano deve ser de inaugurações de obras visíveis, claro, mirando nas eleições para deputados.

Escutei em algum lugar que Limeira poderá ter mais de 10 candidatos a deputados nas próximas eleições. A cidade realmente precisa de uma representatividade estadual e federal, mas com esse panorama o mais provável é que ninguém alcance o número necessário de votos. De novo. De qualquer maneira isso é uma democracia e ela funciona exatamente assim: os cidadãos votam e escolhem seus representantes. Se a cidade não consegue eleger um representante é porque, talvez, não tenhamos um candidato com os predicados necessários.

Mas não quero entrar no terreno de méritos de um ou de outro candidato. Vou entrar no mérito da cidade em si. Sou um entusiasta de Limeira, de São Paulo e do Brasil. Já escrevi algumas vezes coisas positivas sobre eles em minha coluna mensal do Jornal de Limeira e aqui no meu blog. Porém, esse entusiasmo, não me cega. É visível que nossa cidade merece uma maior atenção de nossos governantes e dos investidores que por aqui aportam.

No final do ano estive em um bar recém inaugurado na cidade. O ambiente bonito, as pessoas bonitas e a cerveja gelada. Praticamente tudo o que um bar precisa ter. Praticamente. O serviço é péssimo. Se existisse palavra pior eu usaria. Dentre uma sucessão de problemas uma frase da garçonete me chamou a atenção. Quando questionada a respeito de um prato ela soltou a máxima: “Não estou por dentro do cardápio”. A garçonete não está por dentro do cardápio!? Como se isso já não fosse o máximo do absurdo, a moça após soltar a célebre frase, virou-se e foi-se. Sem olhar para trás. Sem se preocupar em tentar descobrir a resposta e voltar a mesa.

Minha análise inicial foi que a garçonete era péssima. Mas isso não é a verdade. Péssimo é o dono do lugar que nem se preocupou em treinar seus funcionários. Péssimo é uma pessoa achar que basta abrir as portas e atender “de qualquer jeito” que o lugar vai para a frente. De qualquer maneira, depois de tudo isso, nos restou um consolo. O dono do bar já sabe do péssimo atendimento de seu estabelecimento. Isso ficou provado quando dissemos que não iríamos pagar os 10% de serviço, e o atendente, sem ao menos questionar o motivo, aceitou de bom grado.

Me parece que os cidadãos de Limeira, nos quais eu me incluo, estão aceitando de muito bom grado que os governantes não nos dêem a devida atenção. Assim como o pessoal que frequenta o tal bar, ficamos felizes com a cerveja gelada e nos esquecemos que o investimento em estrutura deveria ter sido maior. Limeira precisa de investidores sérios, que tragam empresas sérias para cá e que façam a cidade se desenvolver de forma consistente. Inaugurar o Anel Viário é bom, mas não é tudo. Servir cerveja gelada é bom, mas não é tudo.

0 comentários: