Pages

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vamos pra cozinha?

Ontem recebi minha namorada e um casal de amigos em casa para um jantarzinho. Formamos um quarteto dos mais animados e a noite rolou solta. Estava muito gostoso. O melhor de tudo foi que testei um novo prato. Simples, singelo, mas muito saboroso. Como faz algum tempo que não publico nada sobre culinária aqui vai a dica para hoje a noite.


Trata-se de uma massa ao molho de tomates pelados, azeitonas pretas, mussarela de búfala e pesto de manjericão. Não tem nome ainda, aceito sugestões!



INGREDIENTES
400gr de macarrão ao dente (preferência para penne)
1 lata de tomate pelado italiano
1 bom punhado de azeitonas pretas chilenas
3 dentes de alho espremidos
3 colheres de azeite
1 saquinho de mussarelas de búfala
Queijo ralado a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

PESTO DE MANJERICÃO
Em um pilão junte um bom punhado de folhas de manjericão frescas, uma pitada de sal, duas colheres de azeite e uma pitada de pimenta do reino moída. Soque tudo até formar uma pasta com as folhas trituradas. Se precisar, junte mais azeite até chegar a consistência desejada.


MOLHO
Em uma panela grossa, esquente o azeite e frite o alho. Junto os tomates pelados, a pimenta, o sal e o pesto de manjericão e deixe cozinhar com tampa por cerca de 40 minutos. Desligue o foto e junte as mussarelas de búfala picadas.

Junte a massa cozida ao dente e sirva imediatamente com o queijo ralado salpicado.



Delícia! Uma dica para acompanhar é um bom vinho tinto seco, claro. Porém nesse calor tropical, a cerveja entra na briga com sérias chances de ser a escolhida. O que importa é reunir amigos na cozinha, colocar um bom disco de MPB na vitrola e passar algumas horas de pura diversão.

PS1: se você preferir, compre o pesto de manjericão pronto. Um dos melhores e que não é difícil de encontrar é o da Barilla.

PS2: a foto que ilustra o post é justamente do pesto de manjericão.

3 comentários:

Unknown disse...

adorei a receita! E ate eu vou tentar fazer! Hahaha. Bj

Lia disse...

Como é que eu nunca soube que você tinha um blog!! Você é um ótimo escritor, vou dar uma olhada nos posts antigos também, bjs, Lia

Mario Persona disse...

Parece ótimo. Sugestão de nome para o prato? Bem, já que é um molho bem despojado e ideal para reuniões íntimas entre os amigos, que tal "Amigo do Pesto"? (ui!)