Pages

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

“E o teu futuro espelha essa grandeza”

Talvez por coincidência do destino, talvez por sorte, talvez propositalmente, mas o fato é que coube a mim, e a alguns colegas, fechar o ano de 2009 na página 2 do Jornal de Limeira. Uma tarefa desafiadora que me fez pensar um pouco mais do que o normal antes de escrever.

Antes de me atentar a data, havia pensado em falar sobre o péssimo atendimento que alguns estabelecimentos da cidade oferecem aos seus clientes. Pensei também em falar sobre o desenvolvimento que algumas empresas de Limeira tiveram em 2009. Os dois assuntos, levando-se a data em consideração, ficaram vagos e fracos. Para encerrar o ano eu precisava de mais do que isso. E aí pintou a ideia!

Há alguns dias, estive na colação de grau das turmas de jornalismo e publicidade e propaganda da Unasp. Dentre discursos bem colocados e falas emocionantes uma frase me chamou a atenção. Logo na abertura da cerimônia, a plenos pulmões, alunos, professores e convidados entoaram o Hino Nacional Brasileiro. No meio da letra, como sabemos, está a máxima “e o teu futuro espelha essa grandeza”.

Quando compuseram a letra do hino, Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada, talvez não imaginassem que essa frase estaria mais atual do que nunca em pleno século XXI. O Brasil é o país do futuro. E de fato, se tudo correr conforme o que se apresenta, o futuro próximo do país deve espelhar algo grande. Imenso.

Estamos a um passo da nova década. Eu, você leitor e todos que nos circulam, entraremos na década de 10 com o panorama político e econômico mais favorável que nossa nação já viu. Nosso presidente, apesar de algumas atitudes questionáveis, é um homem que sabe como poucos colocar o país em evidência no mundo e se posicionar diante de potências consagradas, como os países do G8.

Convido você a refletir. As oportunidades estão se apresentando a todos com a visibilidade que o Brasil está tendo, porém nem todos estarão expostos a ela. Cabe a cada um ousar, criar e se posicionar da maneira certa para que essa luz atinja o maior número possível de brasileiros, inclusive eu e você.

Minha sugestão é para que você aproveite a época de ano novo e renovações para aquela promessa, já batida, de mudança. Dessa vez, coloque de fato em prática aquele seu sonho que anda esquecido em alguma gaveta. Aproveite para pensar de maneira diferente e fazer de maneira diferente. Quem sabe, assim como o Brasil, você também poderá entrar em 2010 “iluminado ao sol do Novo Mundo”.

Publicado na página 2 do Jornal de Limeira no dia 31/12/2009.

0 comentários: