Pages

domingo, 2 de março de 2008

De Nova York a São Paulo

“Sex and the city” é um seriado americano com alma feminina. Isso não me impede de gostar, e muito, das aventuras e desventuras das quatro trintonas solteironas na Big Apple. Os episódios são curtos, repletos de diálogos e humor, e tratam basicamente de relacionamento humano. A única estória que se repete, temporada após temporada, é o caso de amor entre a protagonista Carrie Bradshaw e Mr. Big. Isso mesmo, o nome real dele só conhecemos nos instantes finais da sexta temporada.
Resumidamente, a apaixonada Carrie fica feliz e sofre periodicamente por uma pessoa que vem e vai dezenas de vezes entre a abertura e os créditos dos episódios. Conforme vamos assistindo a série, nos sentimos horas “Carries”, horas “Bigs”.
Estava pensando a respeito das relações humanas ainda há pouco. É incrível como, dependendo da ótica, trocamos de papel. No momento em que estamos na frente da televisão, vendo a nossa heroína prestes a abandonar a relação estável e legal que ela conquistou, para se aventurar mais uma vez com seu “big” amor, incorporamos uma raiva feroz das vezes em que estivemos na mesma posição que ela. Isso nos motiva. Isso nos faz olhar no espelho, xingar a nós mesmos, nos colocar no lugar dela e dizer: nunca mais vou deixar isso acontecer comigo! Esse ímpeto nos estimula a lançar mão do telefone, e ligar para aquela pessoa querida, que sabemos que gosta da gente, que nos faz sentir a melhor pessoa do mundo! Nesse momento mudamos de papel: de Carrie passamos à Big.
E a estória não para por aí. Depois disso, provavelmente essa ciranda vai continuar e os papéis serão invertidos sucessivamente, até porque a Carrie que atendeu a ligação de Big, vai se tornar um Big para uma outra Carrie, que de Carrie vai passar a Big, que mais pra frente volta a Carrie..., até o ponto final.
Isso me parece ser intrínseco ao ser humano. E isso não me soa como um problema. Eu já assisti a série inteira. Eu sei que no final, a Carrie pode passar a Big e o Big a Carrie! A única questão que me resta é saber se na vida real precisamos esperar passar pelas seis temporadas completas antes de chegar a conclusão óbvia. Caso a série se passasse em São Paulo ao invés de Nova York, talvez nossa estória de amor terminasse com uma linda cena de Carrie e Big de mãos dadas passeando pelo Ibirapuera ao som de Cazuza cantando:

“Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade”

E isso resumiria tudo! Simples assim.

1 comentários:

Anônimo disse...

A série pode ser bonita e fazer pensar, o que é excelente, mas é FICÇÃO. E na ficção tudo é possível, o sofrimento e/ou a alegria param depois que o diretor grita "corta!" e todos voltam para seu mundo real, onde Carrie e Big têm outros problemas.
A questão é: aceitar momentos felizes ou procurar coisas que nos farão felizes.