Pages

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Passar uma tarde em Itapuã

A MPB eternizou na cabeça dos brasileiros, e de muita gente pelo mundo, algumas das principais paisagens do nosso país. Li semana passada que duas entre as dez praias mais famosas do mundo, estão no Rio de Janeiro. São elas Copacabana e Ipanema.

É certo que a “princesinha do mar” e a “menina que vem e que passa” ajudaram muito nessa divulgação. Garota de Ipanema é, até hoje, a música brasileira mais tocada no mundo. É bem possível você visitar um bar ou restaurante em Nova York ou Paris e se sentir no Brasil, embalado por uma dessas músicas.

A arte ajuda o turismo. O último filme de Wood Allen, Victória Cristina Barcelona, tem a cidade catalã em seu título e seu cenário. Coincidência? Claro que não! Barcelona pagou por isso. O próximo filme do diretor, muito provavelmente, será rodado no Rio de Janeiro. Tudo devidamente documentado em um contrato de divulgação. Existe forma melhor de publicidade do que colocar as belas paisagens da cidade maravilhosa nas telonas no circuito mundial de cinema?

Há muitos anos as novelas de Manoel Carlos transportam as ruas do Leblon, com os famosos “Dois Irmãos” ao fundo, para países como México, Portugal, Estados Unidos e Japão. Esses mesmos “Dois Irmãos” também já foram inspiração para a música de Chico Buarque. E aos pés do morro, Leblon e Ipanema.

Muitos artistas brasileiros já cantaram essas e outras paisagens. A Baía de Guanabara, a esquina da Ipiranga com a São João, a Baía de Todos os Santos, o Abaeté, o Corcovado, Itapuã... Ah, Itapuã! Toquinho e Vinícius já cantavam os prazeres de passar uma tarde por lá. No CD/DVD comemorativo dos 50 anos de morte (é isso?) de Vinícius, um depoimento, beirando o cômico, de um artista plástico amigo dele diz que os dois “passavam o dia em Itapuã fazendo absolutamente nada”. Dito com aquela calma baiana. Impagável!

Quem sabe numa próxima viagem, não vou para lá. Vou ver o que a baiana tem! Circular pelo “Pelô”, subir e descer de Elevador Lacerda, conferir uma roda de capoeira. Se eu for, fiquem certos, meu blog vai comigo... E de lá vai trazer um pouco mais de tempero. Bem quente, do jeito que os baianos gostam!


Foto 1: Ipanema com o Morro Dois Irmãos ao fundo.
Foto 2: Itapuã.

1 comentários:

Rodrigo Piscitelli disse...

Se você for, não se esqueça do meu souvenir hehehe!!!