Pages

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pecado Capital

Ao ler essas duas palavras é possível que os mais velhos se lembrem de Francisco Cuoco e os mais novos de Eduardo Moscovis, ambos intérpretes de Carlão, o taxista que se corrompe diante de uma mala de dinheiro na novela de Janete Clair. Ele passa a trama toda as voltas com os problemas que essa “sorte” lhe trás.

Porém o que vem a minha cabeça lendo esse título é a música homônima de Paulinho da Viola. Ao entoar os primeiros acordes da canção e soltar as primeiras palavras, não há quem resista. O primeiro verso já virou até provérbio popular. Todos concordam que “dinheiro na mão é vendaval”.

Realmente dinheiro balança a vida de uma pessoa. Já escrevi aqui, e repito, que somente conheceríamos a índole real de alguém se não existisse o dinheiro. Friso que isso se daria somente se o conceito do valor da moeda não existisse. De nada adianta bloquear bens e fechar contas em bancos para simular a ausência dele.

Por essa frase a música já pode ser considera uma obra prima da MPB. Mas, para mim, o melhor vem depois. Paulinho, após jogar na cara do sujeito as desventuras que ele enfrenta ao ter a grana em mãos, solta um reconfortante: “mas é preciso viver, e viver não é brincadeira não”, como se isso perdoasse tudo. Como se a necessidade de levar a vida, se alimentar, pagar contas, enfrentar o mundo fosse a desculpa razoável que todos precisam para querer sempre mais dinheiro. O pecado está perdoado.

Que genialidade. Que simplicidade. Através de um samba ele consegue passar uma das mensagens mais complexas do capitalismo. Isso mesmo, não estou exagerando. Tudo que há de bom no sistema de troca capitalista é crucificado e perdoado em menos de um minuto. Isso sem falar do nome da canção. O “pecado capital” que ele fala poderia ser facilmente traduzido para “pecado capitalista”. Formidável.

Se você ficou com vontade de lembrar dos acordes, aperte o “play” logo abaixo.

2 comentários:

Cris disse...

O capitalismo é uma anomalia das relações humanas que será eliminada com o decorrer da história.

Burcu disse...

Hi there! I've just dropped by while surfing on blogs...

I hope everything's fine with you

Love from Istanbul

Sincerely

Burcu