Pages

domingo, 11 de janeiro de 2009

Ragú alla bolognese


Minha avó paterna a vida toda gostou de cozinhar. Sua especialidade sempre foi as receitas que agradavam toda a família. Não só a dela, já que sempre se reuniam as famílias completas de todos os irmãos para as refeições. Eram avós, pais, filhos, netos, tios, tias, primos, etc. Uma batelada de gente.

Meu avô, para agradá-la, sempre lhe trazia livros de receitas que ele encontrava em livrarias de São Paulo. Na época um livro vindo de São Paulo era um presente valioso! Um desses livros foi me dado pela minha avó há alguns anos. Acho que ela me deu por eu ser o neto que mais gosto dos prazeres da culinária. Além de bom garfo, também adoro cozinhar.

Esse livro que ganhei traz uma coletânea de molhos. Na verdade uma coletânea dos mais simples até os mais sofisticados molhos europeus. Sempre que gosto de um molho em algum restaurante procuro no livro. Se o molho for de origem européia, lá estará ele.

Recentemente meu irmão esteve em Bologna, na Itália, e provou o original “bolonhesa”. Disse que era mais espesso, um pouco rosé, com muita carne. Procurei no livro e lá estava, o original, da forma que meu irmão comeu na Itália. É realmente diferente. Eu testei e recomendo. Anotem a receita e mandem bala.


Molho à bolonhesa (receita original italiana)
Receita para 6 pessoas

INGREDIENTES
300g de carne moída
Azeite de oliva extra virgem
½ cebola bem picada
1 cenoura bem picada (ralada)
60g de presunto cru (opcional)
1 tira de casca de limão
Noz moscada ralada na hora a gosto
1 colher de sopa de extrato de tomate
300ml de caldo de carne
Sal a gosto
2 colheres de sopa de creme de leite espesso (em época de colesterol, pode substituir o creme de leite pelo creme de soja. Eu recomendo o Sollys da Nestlè que não cheira e nem tem gosto de soja)

PREPARO
Em uma panela pesada, refogue no azeite a cebola e cenoura até murcharem, porém antes de dourarem. Adicione a carne moída e deixe dourar bem. Acrescente o presunto picado, a tira de casca de limão e a noz moscada. Incorpore o extrato de tomate e junte caldo de carne suficiente para cobrir a carne. Tempere com sal a gosto, tampe a panela e deixe em fogo baixo por uma hora. Alguns minutos antes do final do cozimento, retire a casca de limão e incorpore o creme de leite.


Minha cunhada sugere que sempre se coloque um cálice de vinho tinto seco em molhos de tomate. E eu recomendo que seja servido com um bom espaguete ou talharim ao dente, logo após o cozimento. Parmesão ralado também vai muito bem. A foto desse post é ilustrativa mas não deve ser ruim incrementar com umas azeitonas na hora de montar o prato.

Bom apetite!

3 comentários:

Rodrigo Piscitelli disse...

Já que você testou, bem que poderia convidar os amigos para testar agora... O que acha da idéia??? Hehehe.

Unknown disse...

Concordo com o Rodrigo!!!!
Vamos experimentar diretamente das mãos do autor?? Muito mais gostoso...rssss
O vinho a gente leva.
Aguida

Anônimo disse...

agora sim um digno, ragú lala bolognese em terra brasilis, prazer em conhece-lo